Religiosa –
afinal o que é isso?
Lourenço Stelio Rega
Diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo e
colaborador de
OJB
Você já
imaginou a sua igreja ser atendida na área de educação
Religiosa
a partir de suas necessidades locais, de seu perfil de
Membresia,
em vez de ter emprestado um modelo, estrutura e
Currículo
de fora? Você já imaginou a sua igreja elaborar o seu
Próprio
projeto pedagógico dimensionando a área de educação religiosa
A partir
de suas próprias características e objetivos que deseja alcançar?
E o que
você acha de ter uma área de educação religiosa que possa, de
Fato,
ser útil para capacitar continuamente líderes e que seja motivadora
Para o
planejamento estratégico de sua igreja? E uma área de educação
Que seja
integradora e apoiadora das demais áreas e programas de sua
Igreja?
Que tal uma área que vai além das organizações clássicas que
Conhecemos?
Você acha que seria possível a Convenção publicar literatura
Sem
data, para que a sua igreja possa ter à disposição a qualquer
Momento?
A
resposta a esses e outros desafios fazem parte do Plano Diretor da
Educação
Religiosa Batista no Brasil (PDER) que a Convenção Batista
Brasileira
preparou em substituição ao modelo de educação religiosa que
Temos
seguido ao longo do tempo. Este modelo deu a sua contribuição,
Mas que
tem a necessidade de ser ajustado e atualizado à nova realidade
Das
igrejas batistas e agora necessita naturalmente ser substituído.
Um dos
pedidos que mais tem sido feito pelas igrejas e líder é a
Possibilidade
de a CBB oferecer atendimento às necessidades locais das
Igrejas.
Algumas tentativas foram experimentadas, mas na verdade, um
Currículo
de caráter nacional, como o que tem sido utilizado, não tem
Como
concretizar essa tão importante necessidade das igrejas locais.
Além
disso, com o correr do tempo, acabamos reduzindo a ideia de
Educação
na igreja a currículo, literatura, programa e estrutura. E, assim,
A área
de educação religiosa acabou sendo reduzida apenas a EBD e atividades
Que
pudessem atender o programa das organizações – mulheres,
Homens e
jovens. Passamos a ter uma educação orientada por programas,
Estruturas
e conteúdos vindos de fora. Também, ao longo do tempo, educação
Religiosa
foi sendo reduzida a conteúdo e práticas restritas à sala
De aula.
E o complicador é que tudo isso vem de fora e a igreja local nem
Sempre
tem conseguido dar conta do atendimento de suas necessidades
Contextuais
e das suas características próprias, restando-lhe o papel de
Cumpridora
de programas e apresentadora de conteúdos vindos de fora.
Um dos
pontos fundamentais do PDER é partir de fundamentação cristã
Para a
educação e das igrejas locais e não o inverso. Em outras palavras,
O que se
pretende é construir um modelo educacional a partir de fundamentos
Teológicos
e educacionais cristãos e partir das necessidades das
Igrejas
locais e as suas características contextuais. Para isso, foi preciso
Redescobrir
e reinventar a educação religiosa buscando um modelo diferente
Ao que
tem sido utilizado, que temos chamado de modelo conteudista,
Programático
e estrutural de educação. Esse modelo é centralizado
No
fornecimento de currículos, conteúdos (literatura), programas
E
estruturas para as igrejas. Assim temos estes elementos uniformizados
Em
âmbito nacional, que, por sua natureza, não consegue atender de
Modo
específico às necessidades e características de cada igreja local.
Para
entender este modelo veja a ilustração a seguir:
Assim,
em vez de um modelo conteudista, programático e estrutural,
Foi
possível descobrir na educação clássica o modelo orientado por objetivos
Educacionais,
isto é, primeiro são buscados os objetivos que se
Pretendem
alcançar com todo processo educacional, não apenas da EBD
Ou
qualquer organização educacional da igreja. A partir disso o desafio é
Buscar a
criação de um sistema educacional local para a igreja, incluindo
Sua
estrutura, currículo, conteúdo (literatura, lições, aulas, etc.), sistema
De
avaliação do ensino, formação docente, preparo do ambiente de
Ensino,
etc. Depois disso, a igreja então busca o conteúdo, a literatura a
Ser
utilizada para atender seus alvos e objetivos educacionais.
Isso
tudo sobre os valores cristãos que indicam os objetivos educacionais
Gerais
que se aplicam a qualquer contexto, isto é, a qualquer igreja.
E aí foi
necessário dividir os objetivos educacionais em dois tipos – os
Objetivos
gerais e os contextuais ou específicos a cada igreja, a partir.
De suas
necessidades, de seu perfil e alvos. Veja a ilustração a seguir:
Observe
que esse modelo é bem mais amplo e possui muito mais elementos
Ou
componentes para que a educação religiosa na igreja local
Possa alcançar os seus objetivos em capacitar o cristão
na compreensão
Da
Bíblia, na vivência cristã, no desenvolvimento de seus dons e talentos
Para o
serviço cristão, etc. É um modelo que envolve toda igreja e estará
Inserido
em seu planejamento estratégico, dando contribuição para que
A igreja
se torne efetiva em viver, pregar e ensinar o evangelho.
O alvo
principal do PDER é ajudar cada igreja local a desenvolver o
Seu
próprio projeto pedagógico a partir de fundamentação educacional
Cristã,
dos valores cristãos, dos objetivos educacionais gerais e dos objetivos
Específicos
para a própria igreja que é conhecida a partir de seu
Perfil e
necessidades locais. Por conta disso, o PDER estará fornecendo
Materiais
que visam ajudar a igreja local a construir o seu próprio projeto
Pedagógico
a partir de seu contexto e necessidades. Neste momento está
Sendo
construído o Manual para a Elaboração do projeto Pedagógico
Para a
Igreja.
Temos
consciência também de que, num primeiro momento, apenas
Igrejas
que possuem educadores ou pessoal que atua no campo da educação,
Conseguirão
desenvolver sem dificuldades o seu próprio projeto
Pedagógico.
E, num segundo momento, as igrejas com menores condições
Técnicas
terão condições de fazer isso. Por isso mesmo, o PDER
Oferecerá
também exemplos de projetos pedagógicos para que estas
Igrejas
possam ser atendidas num primeiro momento, até que tenham
Condições
de construir o seu próprio projeto pedagógico.
O PDER
prevê a criação de uma rede capilaridade de divulgação, capacitação
E
assessoria para as igrejas, pastores, educadores e líderes no
Campo da
educação, por meio das Convenções Estaduais e Regionais,
Associações
de Igrejas. Daí a importância do envolvimento de toda camada
Estrutural
da denominação.
Em
outras palavras, tal a profundidade e efetividade, o PDER é um
Plano
que vai exigir pelo menos uma década para ser implantando em
toda
malha denominacional, mas seus resultados serão profundos no
Crescimento
e amadurecimento dos membros de nossas igrejas. Notamos
Que
diversas igrejas já adotaram modelo semelhante e estão tendo
Progressos
visíveis, ainda mesmo que não tenham desenhado sistematicamente
O
modelo.
Um
lembrete importante é que a implantação do PDER ocorrerá gradualmente
E em
paralelo com o atual sistema de educação religiosa de
Modo a
não interromper o funcionamento da área nas igrejas.
Aliás,
vamos lembrar que o PDER é muito mais abrangente e não se trata
De um
novo currículo ou literatura, pois é um modelo profundo e amplo
De se
fazer educação religiosa na igreja local que vai além da literatura, da
Estrutura
e do currículo. Em outras palavras, a Convenção Batista Brasileira
Continuará
a fornecer normalmente a literatura e o currículo, que ao longo
Do tempo
sofrerá positiva transformações para se adequar a este modelo
Educacional,
mas sem prejudicar o atendimento às igrejas.
Você já
conhece mais a fundo o PDER? Entre em contato com a Convenção
Batista Brasileira
e solicite uma cópia para estudar juntamente
Com o
pessoal da área de educação de sua igreja.
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