terça-feira, 17 de abril de 2012

JUBASGA - Juventude Batista de São Gonçalo do Amarante

DIVISA: "Fortalecei-vos no Senhor e na Força do seu Poder"

Graça e Paz Amados!

Dentro do Caléndario da Juventude, começamos nossos debates.
Temos como Tema para Estudos e Debates dos meses de Abril e Maio : "Família é Tudo", sendo que este tema será desenvolvido a Luz da Bíblia.

O 1º Debate aconteceu no dia 12 de abril, às 19h30, na Igreja Central.
Contamos com dois debatedores:
Aline (na acusação).
Tony (na defesa).
Os Jovens foram divididos em dois grupos por sorteio:
Acusação: Raniel, Fernando, Ranieli, Bruna, wanderson, Rutemilla, Daniel, Junior de Lima, Mércio,
Eduarda, Jénifer, Breno, Caio, Daniel Aquino.
Defesa: Denísio, Kevin, Cleyce, Renato Jonata, Jonas, Leidiane, Gabriel, Camille, Jhuli, Denise, Josimara, Marcelle, Lúcia Helena, Ivanaldo Jr.
Conciliador: Juscelino Tavares.
Idealizadora do Debate: Rosângela Faustino.
Líderes da JUBASGA: Jaqueline, leila e Rosângela.
As Regras do Debate foi exposto por Juscelino.
A Introdução e os Tópicos foram expostos por Rosângela, sendo que este debate foi dividido em duas partes. Sendo assim manteremos os mesmos debatedores e os mesmos grupos para a conclusão dos tópicos na quinta-feira, dia 19 de Abril, as 19h30, na Igreja Central.

Referência bíblica do Debate: Efésios 6. 1-4.
INTRODUÇÃO:

.Contexto histórico - Quando Paulo escreveu esta carta aos efésios, estava em vigência no Império Romano o regime do pater postestas. O pai tinha o direito absoluto sobre o filho: podia casa-lo, divorcia-lo, vendê-lo, prendê-lo, e até matá-lo.
.Revolução hippie - Hoje estamos vivendo o outro extremo. Na década de 60 irrompe com os hippies
uma explosão de revolta a toda instituição e autoridade. A autoridade dos pais também foi afetada. A família está acéfala.
.Considerando o assunto - Se o nosso cristianismo não é capaz de mudar o nosso relacionamento com a nossa família, ele está falido. É impossível ser um jovem fiel, abençoado, cheio do Espírito sem obedecer os pais. Ilustração: Mahatma Gandi: "Você é do tipo que me entoa canções, mas não obedece os meus ensinamentos".

1º. O dever dos filhos com os pais - V. 1-3.
O apóstolo menciona três motivos que devem levar o filho a ser obediente aos pais.

1- A natureza - v.1 : "Filhos obedecei a vossos pais... pois isto é justo"

. Obediência dos filhos, aos pais é uma lei da própria natureza, é o comportamento padrão de toda sociedade. Os moralistas pagãs, os filósofos estóicos, a cultura oriental (chineses,japoneses e coreanos), as grandes religiões como Confusionismo, Budismo e Islamismo defendem essa bandeira.

. A desobediência aos pais é um sinal de decadência moral da sociedade e um sinal do fim dos tempos - Rm 1: 28-30; 2 Tm 3: 1-3.

2 - A lei - v. 2-3 (Ex 20.12; Dt 5.16)

. Honrar é mais do que obedecer - Os filhos devem prestar não apenas obediência, como também amor, respeito e cuidado pelos pais. É possível obedecer sem honrar. Ilustração: O irmão mais velho do filho pródigo. Filhos que não cuidam dos pais na velhice. Filhos que trazem flores para os pais depois que morrem.

. Honrar pai e mãe é honrar a Deus - Lv 19. 1-3 - A desonra aos pais era um pecado punido de morte (Lv 20. 9; Dt 21. 18-21). Resistir a autoridade dos pais é  insurgir-se contra a autoridade do próprio Deus. Ilustração: O seminarista Milton Ribeiro, queria ir para o seminário. Seu pai não deixou. Orou. Deus mudou o coração do pai. Ver ainda: Gn 37.13.

. Honrar pai e mãe traz benefícios - Ef 6. 2-3 
a) Prosperidade : No Velho Testamento as bençãos eram terrenas, temporais, como a posse da terra. No Novo Testamento nós somos abençoados com toda sorte de bençãos espirituais em Cristo.

b) Longevidade : Um filho obediente livra-se de grandes desgostos. Vejamos por Ex. 1- Ouvir os pais: Quantos desastres, casamentos, perdas, lágrimas e mortes não teriam acontecido se os filhos escutassem os pais. Ex. 2: (Sansão) Ter cuidado com as seduções (Pv 1.10), drogas, sexo, namoro, abandono da igreja e amigos.

3 - O Evangelho - v.1 "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor". 

.Cl 3.20 - Fala que os filhos devem obedecer aos pais em tudo. Mas, Ef 6.1, equilibra dizendo que devem obedecer no Senhor. O que Paulo está ensinando? Os filhos devem obedecer aos pais porque eles são servos de Cristo. Eles devem aos pais por causa do relacionamento que eles têm com Cristo.
Em Cristo a família é resgatada à plenitude do seu propósito original. Nossos relacionamentos familiares são restaurados porque estamos no Senhor. Porque estamos em Cristo, nossos
relacionamentos familiares são restaurados porque estamos no Senhor. Porque estamos em Cristo, nossos relacionamentos são purificados de egocentrismo ruinoso. Os filhos aprendem a obedecer os pais porque é agradável ao Senhor (Cl 3.20).

OBS: O tópico seguinte será debatido na quinta-feira, dia 19 de Abril, ás 19h30.

2º- O dever dos pais com os filhos - V.4

Paulo exorta os pais não a exercer a sua autoridade, mas a contê-la. Mediante o pátriapotesta o pai podia não só castigar os filhos, mas também vender, escravizar, abandonar e até matar seus filhos. Sobretudo, os fracos, doentes e aleijados tinham pouca chance de sobreviver.

Paulo ensina, entretanto, que o pai cristão, deve imitar outro modelo. A paternidade é derivada de Deus (3.14 e 15; 4.6). Os pais humanos devem cuidar dos filhos como Deus pai cuida da família dele.

1] Uma exortação negativa - v.4 - "E vós, pois, não provoqueis vossos filhos à ira".

A  personalidade da criança é delicada e os pais podem abusar de sua autoridade, usando ironia e ridiculariza.
O excesso ou a ausência de autoridade provoca ira nos filhos - Ef 6.4.
O excesso ou a ausência de autoridade leva os filhos ao desânimo - Cl 3.20.
Cada criança é uma pessoa peculiar e que precisa ser respeito nas individualidades.

Os pais podem provocar a ira dos filhos quando:

a) Por excesso de proteção - ex. da águia.
b) Por favoritismo - Isaque e Jacó.
c) Por desestímulo - não consegue agradar s pais.
d) Por não reconhecer a diferença dos filhos.
e) Por falta de diálogo - Davi e Absalão.
f) Por meio de palavras ásperas ou agressão física.
g) Por falta de consistência na vida e na disciplina - pais com espelho.

2] Exortações Positivas - v.4

 2.1 - Os pais devem cuidar da vida física e emocional dos filhos - A palavra Criar "ektrepho" significa nutrir, alimentar. É a mesma palavra que aparece em (5.29). Calvino traduziu essa expressão como: "Sejam acalentados com afeição". Hendriksen: "tratai deles deles com brandura". As crianças precisam de segurança, limites, amor e encorajamento. Os filhos precisam não apenas de roupas, remédios, teto, educação, mas também de afeto, amor, encorajamento.

2.2 - Os pais precisam treinar os filhos através de disciplina - A palavra Disciplina "paidéia" significa - Treinamento por disciplina. Disciplina por meio de regras e normas, recompensas e se for necessário castigo (Pv 13.24; 22.15; 23.13 e 14; 19.15).

2.3 - Os pais precisam encorajar os filhos através da palavra - A palavra Admoestação "nouthesia" - Educação Verbal. Educar por meio da palavra falada. É advertir e estimular.

2.4 - Os pais são responsáveis pela educação cristã dos filhos - A expressão "no Senhor" revela que os responsavéis pela educação cristã dos filhos não é a escola nem a igreja, mas os próprios pais. Por detrás dos pais está o Senhor. Ele é o Meste e o administrador da disciplina. A preocupação básica dos pais não é apenas que seus filhos se lhes submetam, mas mas que cheguem a conhecer o Senhor e a obedecer-lhes (Dt 6.4 a 8). 

*Porque é tão difícil ser crente: Na faculdade, no cinema, na lanchonete, com os amigos.

*Porque é tão fácil ser crente: Na igreja, na frente dos irmãos e do Pastor.

Como tem sido a sua vida com sua família? Você tem edificado ou tem criado atritos que poderiam ser evitado se você lembrasse que Deus deve estar á frente da sua família e da sua vida. Quando temos um relacionamento direto com Deus não importa se somos jovens ou não isso reflete em todas as atitudes. Se vivermos longe sem comunhão , quando os problemas na nossa família surgirem e vão surgir é normal, a nossa será carnal, enquanto os tivermos em comunhão a atitude será direcionada por Deus. Ai sim nós seremos cristão na igreja e em todos os lugares porque seremos testemunhas vivas do nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário