terça-feira, 3 de julho de 2012

"Parabens! Congregação Monte Gerezim".

Neste dia 14 de julho de 2012, nossa Congregação Monte Gerezim estará aniversariando
Toda Nossa Igreja Batista estará celebrando junto com nossos irmãos da Congregação, e a JUBASGA - Juventude Batista de São Gonçalo do Amarante, fará uma participação especial apresentando uma peça teatral.

Estamos convidando todos os nossos irmãos e amigos a participarem conosco desta grande festa de agradecimento a Deus.
Que a Graça e a Paz do Senhor esteja com todos! Amém.


A Juventude Batista vai apresentar a peça A Procura de Amigos, segue abaixo o texto, que foi escrito por Ricardo César.



Peça Teatral

A Procura de Amigos


Texto de Ricardo César.

PERSONAGENS:
Paty, Ana Maria, Pedro, Tina, Rodrigo, Anjo e Jesus.

CENA I
Jovens em diversas situações de vida: paquera, preconceito, etc.

CENA II
Entra um anjo com um pano branco comprido e laça a todos. Leva-os para o meio do palco.

CENA III
O anjo aponta para a primeira pessoa do grupo

Paty: Hã o que foi? Quem é você? Onde estou?!

Jesus: Apresente-se.

Paty: Você não me respondeu!

Jesus: Humpf!

Paty: Oi, meu nome é Patrícia, mas pode me chamar de Paty! Sou uma pessoa MA-   RA-VI-LHO-SA! Carismática, sensível, prestativa, inteligente, bonita e rica. E... Crente também!!! ( um sorriso). Tenho muitos amigos e isso é muito bom, muuuito bom; estar cercada de gente para conversar. Eu A-DO-RO !!

Consciência (off): Não é bem assim...

Paty: Quem disse isso?!

Consciência (off): Eu, ou melhor, você mesma.  Não reconhece a sua voz? Sou a sua consciência!

Paty: É !?!

Consciência (off): Quantidade não é qualidade, bobinha. Sou rica e sei que quase todos só estão comigo porque sou linda! È bom andar com gente bonita, todos olham para você. E rica então... pode pagar lanche para todo mundo e dar presentes também! Posso escolher amigos. É? Só posso contar com a minha família... acho que sim... tudo comprado. Se fosse pobre talvez ninguém aqui fosse meu amigo. Reconheço... sou infeliz, não tenho amigos de verdade. (sai)

(O anjo aponta para a segunda pessoa)

Ana Maria: Eu o quê?

Jesus: Apresente-se.

Ana Maria: Pra quê?? Ta bom... Oi,  A Paz do Senhor. Meu nome é Ana Maria e pode me chamar de Ana Maria mesmo. Não tenho essas frescuras não.  Sou isso que vocês estão vendo. Não tenho amigos.  Também... quem gostaria de me ter por perto? Sou feia, pobre, não tenho roupas legais. Nasci assim e tenho que me conformar. É a vida.

Consciência (off): Espera um pouquinho...

Ana Maria: Esperar o quê? Já espero há tanto tempo alguma coisa!

Consciência (off): Não me venha falar assim, complexada!

Ana Maria: Êêêii! Dá um tempo.

Consciência (off): É mesmo, sou assim. Mas sou uma pessoa boa. Sei lá...talvez insegura...é, insegura! Não gosto de mim. Nisso eu tenho segurança. Sou pobre e não tenho amigos...só minha mãe; nisso também eu tenho segurança.Talvez...ah, mas tenho um Deus que me ama e cuida de mim! Será...? eu fico passando por tantas provas que parecem não ter fim ...(sai).

(O anjo aponta para a terceira pessoa)

Pedro: Tá bom, tenho que me apresentar também, já sei.
Meu nome é Pedro, Pedrinho pros mais chegados. Eu estou ótimo, tenho colegas, mas não preciso de amigos não: tenho Jesus na minha vida e é isso que importa!

Consciência (off): Ah, duvido muito...

Pedro: Como assim??

Consciência (off): Sinto um vazio tão grande...acho que nem Jesus preencheu...É, não estou ótimo como falei...não sei me relacionar com as pessoas, não gosto da maneira  de pensar dos outros...acho que EU sou o problema! Os colegas que tenho...ah, por que tenho que pensar? Preciso de todo mundo mesmo...até pra Jesus eu dito normas de como agir comigo! Eu me sinto tão só...(sai)

(O anjo aponta para quarta pessoa)

Tina: Bem, meu nome é Tina, Cristina. Sou crente! Dá pra notar, né? Não?! É porque  meus amigos na verdade, sabe ..a maioria é de fora da igreja. Ah, acho que temos que nos divertir mesmo, brincar, beijar móooooito...o tempo voa, então tenho que aproveitar.

Consciência (off): Ai-ai-ai-ai-ai....

Tina: O quê?

Consciência (off): Quer mentir pra quem? Eles não têm a mesma visão, não temem a Deus e eu acabo fazendo aquilo que querem... tenho medo de perder a amizade deles.  Só pra agradá-los já bebi, fumei com eles...eles são legais. Até a mãozinha boba já....

Tina: Pára, pára, por favor! Já sei, eles não são amigos.

Consciência (off): Não mesmo! Não me querem como sou e sim que eu seja igual a eles e pense como eles. Não me respeitam e, por fim, nem eu acabo me respeitando (sai).

(O anjo aponta para quinta pessoa)

Rodrigo: Eu? Legal, aí!     Meu nome é Rodrigo, sou amigo de todos, principalmente das gatinhas! Sabe comé né? Pegar todas! Cê acha que existe amizade entre homem e mulher? Pô! Sei não, hein...


Consciência (off): Mentiroso!

Rodrigo: Não sou!


Consciência (off): É!

Rodrigo: Não sou!

Consciência (off): É sim!

Rodrigo: Quer parar?

Consciência (off): Não. No fundo no fundo você, ou melhor, EU, nem acredito no que falei. Eu tenho medo de me zuarem. Tenho que mostrar que sou macho e pego todas! Ah! Não, não quero continuar falando não...isso me faz chorar. E segundo meus amigos, homem que é homem não chora.  Tenho que ser igual a eles.....Será que são amigos mesmos?

{OUVE-SE A VOZ DE JESUS EM OFF}

Jesus: Patrícia, Ana Maria, Pedro, Cristina e Rodrigo. Antes que me perguntem o porquê dessa experiência eu direi: conheço seus corações e tenho visto suas vidas, seus pensamentos, suas atitudes e suas amizades e quero ensinar-lhes o que é amizade pura e real.  A amizade não busca beleza exterior, nem a riqueza, porque ela é a beleza e a própria riqueza. A amizade também aceita a individualidade do próximo. Respeita.
Sou Jesus... Por isso quero dizer algo muito especial a vocês. Eu procuro amigos para demonstrar o verdadeiro sentimento de amizade.
Muitos não compreendem que Eu procuro mais do que servos, admiradores, ou  homens prostrados aos meus pés, porém amigos que amam a vida e se relacionam intimamente comigo.
Os relacionamentos entre vocês podem até ser próximos fisicamente, mas na maioria das vezes são distantes interiormente.
Quero ajudar vocês a compreender este sentimento, com meu exemplo de vida.
Eu sabia que seria facilmente superadmirado e que me colocariam em um pedestal, e assim, as pessoas se tornariam distantes de mim, perderiam o contato direto, aberto, simples e prazeroso comigo. De fato isto tem ocorrido bastante ao longo de sua história. Julgando tributo a mim até fazem guerra em meu nome. Certa vez falei: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem... se amardes os que vos amam, que recompensa tendes???
Algumas pessoas nem conseguem amar a si mesmas, vivem se destruindo com seus sentimentos de culpa e inferioridade. Outras amam seus amigos, mas com emoção frágil e sem raízes, pois ao mínimo sinal de frustração, elas os excluem de suas vidas. Portanto, ensinar vocês a cultivar um verdadeiro amigo é importante para mim.  Eu amo todos incondicionalmente, sou manso, gentil e tolerante. Amo a quem não me ama, e dou-me a quem me busca.
Sereis meus servos amigos, se fizerdes o que eu vos mandar.
Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.


CENA IV
Coreografia final















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário